A Unidade de Tecnologia de Alimentos (Unital) foi inaugurada em 2017 e construída em local adequado para instalações de uma agroindústria. Possui infraestrutura de cerca de 600 m2 de área construída com duas salas com capacidade para 45 pessoas cada, de forma confortável com carteiras novas e estrutura de vidro para visualizar a área de processamento de alimentos. A entrada das matérias-primas vegetais e animais são separadas e ocorrem pela parte dos fundos do prédio com área de recepção da área suja seguida de área de apoio para análises iniciais de controle de processo. A entrada das pessoas ocorre pela área de vestiário, possibilitando acesso de homens e mulheres separadamente.
A Unital dispõe de equipamentos essenciais ao desenvolvimento de produtos, que vem sendo utilizados na geração de patentes e estudos de vida de prateleira, controle de qualidade e fluxograma de produção. Possui dois grandes laboratórios de produção: um para origem vegetal e outro para origem animal, ambos são totalmente independentes. Os laboratórios para processamento de produtos de origem animal e vegetal permitem a produção em escala com diferentes linhas que podem ser preparadas para atender empresas industriais no desenvolvimento de produtos e principalmente no uso de espécies nativas na elaboração dos produtos, de forma a alavancar a bioeconomia da região.
Uma linha completa de panificação viabiliza a produção artesanal com uso de frutos nativos, com baixo risco sanitário, importante para testes com formulações diferenciadas. Há também uma linha de bebidas com frutos nativos que são beneficiadas com a Embaladeira Nutritiva/Envase asséptico. Na linha de elaboração de produtos cárneos são processados, de forma rápida e eficiente, produtos contendo frutos nativos como ingredientes ou como aditivos de ação espessante ou ação antimicrobiana.
A infraestrutura da Unital é recente, trata-se de um prédio novo com um parque tecnológico com 3 anos de uso, capaz de atender as demandas atuais e de alavancar em 400% sua produção atual.